quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O papel da formiga cadáver nas finanças do Ministro Gaspar

Qual o papel da formiga cadáver na crise? A formiga cadáver distingue-se das outras pelo seu porte e mau cheiro. Ela não só é maior mas pode-se dizer que tem bunda. Já se viu formiga com bunda? Temos que dizer, sem peias, que sim. Viu-se, e viu-se em muito carreiro em que a formiga cadáver faz a sua tropa diária dando à bunda com indecorosos meneios de cobra e mentira. Qual a relação da formiga cadáver com a crise? O mau cheiro. A crise cheira mal, abunda de exalações negativas mal cheirosas e tudo isso, sabemo-lo, por experiência própria e empírica de estatuto, também acontece com a formiga cadáver. É um bicho antipático como a crise é e se temos empatia com gala-gala, pelas cores de papagaio que apresenta na tola nervosa e mecânica – gala-gala é bicho de corda certamente - , não temos empatia nenhuma com a formiga cadáver, não conseguimos, como também não simpatizamos com a crise porque a crise nos vai ao bolso, à vida, ao transporte, à reforma da cueca, ao silêncio da casa, ao comer, mesmo à vontade de outros assuntos de corpo e carne, esses que insuflam vida na vida. Crise apouca-nos, brinca connosco como berlindes criatura, joga-nos na maré da história como menos que formigas, faz de nós raspas de gente que vão com a maré que vaza, pedaços de gente que viram pessoa detrito, habitante de um cosmos lixeira, pois que fazer senão comer o comido e repetir o repetido. E isso é só assunto material? Não, é assunto ético, pois a crise é des-ética, boa para uns e asfixia para outros e isso, dizem os donos, é democrático porque é voto e voto é democrático independentemente da verdade. Democrático e verdadeiro tem relação? Não, democracia vive da mentira e verdade da impossibilidade, nada cose. Democracia tem muito espelho e deforma a verdade, verdade tem uma cara mas está escondido, não pode mostrar pois arrisca a vida - as trombas da mentira gostam de esmurrar as caras da verdade porque estas ainda por cima são mais lindas como na história da bruxa e do espelho e são caras talhadas de um golpe de sinceridade, também em desuso.
Aqui na gente, onde pisamos terra, é assim. Mas aqui tem mesmo problema grande, mesmo grande mesmo maior, maior que sociedade dos espelhos que deforma a verdade e faz prosperar a mentira, tem problema de chuva e cereal, tem problema de cheia e de subsistência. E tem quem desvie de matar a fome para fazer da fome negócio, isso sabe-se e isso tem polícia metido, polícia ladrão é mais ladrão que ladrão necessitado. E que tem formiga cadáver com isso? Esse é um conselho que a gente dá daqui deste sul da Boa Esperança: formiga cadáver é petróleo disfarçado de formiga e merece investimento – muita formiga junta faz um lago, pouca formiga junta faz ribeiro, só falta oleoduto e colete à prova de mau cheiro para as narina poder manipular formiga petróleo cadáver.
Há que dizer que aqui temos muito petróleo de formiga e queremos generosamente ofertá-lo porque falamos a mesma língua – literal e metaforicamente - e partilhámos a mesma história, nós com o ferro no pé e os branco dos tempos, e outros negreiros, com o charuto no lábio. Aproveito o Javali estar Sentado para dar essa notícia que é equivalente dos chineses comprarem dívida lusa, isso dá-lhes tusa e tusa chinesa tem fotocópia de triliões segura.
Esse petróleo cheira mal mas é renovável e biológico, formiga cadáver não extingue, não é como carapau, stock eterno como o Senhor D. tem na sua omnipresença e omnisciência e omnioquefor… (reticências de fulgor celestial).
Que fazer? Juntar muitas formiga cadáver, pedir audiência no Gaspar e esborrachar formiga quando ele estiver a roubar o subsídio de natal do pinheirinho simpático, esborrachá-la na careca do Gaspar, na tromba do Gaspar. E mais: meter os exército de formiga cadáver no caminho do IVA e do IRS e da cachimónia do Gaspar, de forma a que o Gaspar – o vosso Gaspar – se ponha na alheta para outras paragens, bancárias off shóricas, tudo a remos braçais pois não merece mais. Esta estratégia da formiga contra a crise é boa pois a única coisa que endireita a vida torta é o Entrudo e formiga cadáver é bomba de mau cheiro com utilidade táctica por causa da estratégia que temos de mais horizonte para o povo que este não chega, está curto.

Xico Nem Saguate – de Maputo Xilunguíne com CC para o primo Benjamim da Manhiça

Esse artigo está escrito de acordo com o desacordo ortográfico, sempre sempre ao lado dos CÊS

Sem comentários:

Enviar um comentário