domingo, 16 de outubro de 2011

Posts sábios (VII) — A Manifestação (II)

O interessante, diria mesmo muito interessante, no ‘movimento’ [agora global], e que o diferencia de todos os outros até hoje é, com excepção de meia dúzia de radicais infiltrados e saudosistas de um tempo que nunca viveram e do qual falam de cor, a aceitação de jogar o jogo dentro das regras do sistema capitalista, com uma única exigência, uma exigência tamanho do mundo, uma redistribuição justa da riqueza e o repúdio total da financiarização. E isto é algo de completamente novo. The Times They Are A-Changin'.

Nada de mais falso quando os paineleiros, comentadores e fazedores de opinião nos jornais e televisões, dizem que é uma massa anónima sem uma proposta concreta. Também eles são de outro tempo, do tempo dos bons e dos maus, do comunismo e do capitalismo, da exploração do homem pelo homem e do controlo operário e, naturalmente, andam completamente à nora com a velocidade vertiginosa do processo e com a ausência de uma liderança com quem dialogar e a quem apontar o dedo. Do it yourself, recuperado dos idos de 1977.

Curioso, ou nem por isso, terem sido os comunistas os primeiros a perceber a especificidade e as diferenças do ‘movimento’ e, malgré as participações espontâneas de militantes nas manifs, o PCP se ter oficiosamente demarcado através da convocação de uma manif própria para 3 dias depois. Os comunistas, apesar de integrados no sistema parlamentar, recusam o sistema capitalista e sobretudo as movimentações de massas que lhes escapam ao controlo.

ICI

Sem comentários:

Enviar um comentário